Etro Engenharia e Construção

Sistema construtivo:

Construção convencional

Tipo de estrutura que utiliza pedras, tijolos ou blocos, o objetivo é oferecer resistência, vedar espaços e fornecer proteção acústica e térmica para a edificação a alvenaria pode servir tanto como vedação ou como estrutura de uma edificação.
É o método mais comum em obras residenciais. Feito com tijolos de barro maciço, através de pilares, lajes e vigas, é criado um “esqueleto” das paredes, separando ambientes e fachadas. As paredes são erguidas primeiro, e somente depois é que são quebradas para receberem a tubulação.
Por tratar-se do sistema construtivo mais usado no Brasil, a alvenaria tem diversas regulamentações que oferecem segurança e praticidade para profissionais e clientes. ⠀⠀
Não existem restrições de medidas neste tipo de projeto, permitindo maior liberdade criativa. Em casos de futuras reformas, estas podem ser feitas mais facilmente com este tipo de construção.
Esse sistema construtivo peca em tempo de execução, que se torna mais demorado e gera um maior custo.

Sistema construtivo:

Alvenaria estrutural

Neste sistema construtivo de alvenaria estrutural não há pilares e vigas sua estrutura é formada pelas paredes e lajes, o que faz com que uma de suas vantagens seja a economia.
Por essa razão, é importante que a execução das paredes seja muito bem feita e alinhadas. As paredes devem ter o padrão dos blocos para evitar cortes e desperdício de materiais assim gerando mais economia. Como os blocos de concreto são maiores, acaba-se utilizando menos massa de assentamento, tornando o processo mais rápido, facilitando para o profissional executar uma maior área quadrada por dia de trabalho.
Na alvenaria estrutural, a parte hidráulica e elétrica deve ser feita durante o processo de construção, os canos e fios devem ser passados por dentro dos blocos de concreto enquanto as paredes são construídas.
A alvenaria estrutural tem sido cada vez mais utilizada por seu ótimo desempenho na construção das mais variadas obras. Com um consumo menor de materiais de construção e maior resistência, o resultado final traz prédios executados com muito mais precisão de dimensões.