Etro Engenharia e Construção

Impermeabilização

O que é Impermeabilização

A impermeabilização, na área civil, tem como objetivo selar, bloquear e vedar materiais porosos e fendas, que podem ser contraídas por motivos técnicos e estruturais. Ela é feita nas mais diversas partes da obra, como paredes, lajes, muros e teto.

É uma técnica que consiste na aplicação de produtos específicos com o objetivo de
proteger as diversas áreas de um imóvel residencial ou industrial contra ação de águas que podem ser de chuva, de lavagem, ou de outras origens.

Impermeabilizar é uma atitude saudável para o imóvel e para quem vive nele, agua
infiltrada nas superfícies e estruturas afeta o concreto, sua armadura (“ferragem”), as
alvenarias e os revestimentos. O ambiente fica insalubre (umidade, fungos e mofo),
diminuindo a vida útil da edificação.

A impermeabilização é importante para se assegurar de que futuramente não surgirão contratempos.

Alguns tipos de impermealização utilizadas

Rígida

É indicada para áreas que não estão sujeitas a grandes variações de temperatura ou sujeitas a fissuras, como galerias, subsolo.
Além disso, não podem estar expostas ao estresse mecânico, que pode ser causado por vibrações intensas ou impactos constantes.
Geralmente, ela é feita com a aplicação de aditivos químicos nas argamassas ou sob a forma de membranas acrílicas rígidas.

Flexível

Já o tipo flexível é voltado para as superfícies que estão sujeitas a dilatações e vibrações. Os impermeabilizantes utilizados aqui apresentam propriedades mais elásticas.
Portanto, podem se conformar à estrutura durante a movimentação e, assim, cobrir fissuras e trincas. Ou seja, é a opção mais utilizada nas áreas externas dos edifícios, especialmente nas regiões muito expostas ao sol.